QDT quadro de distribuição de trabalho
Muitas vezes o mau desempenho de um funcionário é causado por força reflexivo de outro colega, do responsável pelo setor, ou da política da empresa em não reconhecer e valorizar os seus recursos humanos. Entre outros, poder-se-ia citar: o trabalho não é distribuído eqüitativamente, alguns funcionários ficam sobrecarregados, tendo até que fazer horas extras, e outros, ociosos; funcionários executando tarefas inferiores ou superiores à sua capacitação profissional; chefes desqualificados e improdutivos, alguns centralizadores e outros que delegam em demasia, mas não assumem suas responsabilidades; falta de clareza na cadeia fornecedor/cliente interno, pois muitos não entenderam que não se trata mais de uma relação de colegas de trabalho, mas sim de fornecedores e clientes, e ainda outros de caráter operacional, como: execução de tarefas supérfluas, desperdício de tempo, ineficiência funcional, queda da produção e dos níveis de qualidade, altos índices de rotatividade de pessoal etc (Colenghi, 2007).
Por esses e outros motivos torna-se necessário processar a análise da distribuição do trabalho.
Para processar a análise do trabalho, deve-se percorrer as seguintes fases.
LEVANTAR AS TAREFAS INDIVIDUAIS Esta fase consiste em verificar quais são as tarefas realizadas pelos funcionários em seu respectivo tempo.
ELABORAÇÃO DA LISTA DE ATIVIDADES A lista de atividades é elaborada a partir do agrupamento das tarefas segundo características de complementaridade e similaridade, em grupos homogêneos, formando atividades.
ELABORAÇÃO DO QUADRO DE DISTRIBUIÇÃO DO TRABALHO - QDT O QDT é uma síntese da divisão do trabalho de uma unidade organizacional. Neste quadro serão consolidadas todas as atividades,