glicosamina e condroitina
A glucosamina é uma substância natural feita de glicose e do aminoácido glutamina É usado em tratamentos contra a osteoartrite
A osteoartrite tem sido associada à incapacidade de reparar cartilagens e outras estruturas de juntas danificadas. Parece que, com a idade, surge a incapacidade de fabricar glucosamina no nosso corpo,componente essencial das juntas saudáveis, que atuam principalmente para estimular o fabricação de componentes das cartilagens.
Por outras palavras, a glucosamina é responsável pelo estímulo da produção de substâncias necessárias para o reparo das juntas.
A glucosamina, quando tomada por via oral como sulfato de glucosamina, é selectivamente absorvida pelos tecidos das juntas, exercendo um efeito terapêutico poderoso na osteoartrite.
Esta substância pode ajudar a reconstituir as cartilagens danificadas, tendões e tecidos moles. Vários estudos científicos demonstraram que a glucosamina pode ajudar também a reduzir a inflamação nas articulações afectadas. Por isso, é particularmente indicado para o tratamento da osteoartrite (doença caracterizada pela deterioração das cartilagens, podendo provocar dor, inchaço, rigidez e deformação nas articulações).
Um estudo publicado na revista internacional médica Lancet – demonstrou que uma suplementação com glucosamina a prazo (1 a 3 anos) pode ser um agente modificador do percurso progressivo da osteoartrite.
2 - Para que serve o Sulfato de Condroitina?
Serve também para o tratamento da osteoartrite o sulfato de condroitina estimula a produção de cartilagem no organismo e inibe a acção das enzimas que a destrói.
O sulfato de condroitina é um dos principais componentes estruturais das nossas cartilagens. Juntamente com a glicosamina, o sulfato de condroitina tornou-se bastante usado como suplemento