glicolise
1. Quais as fontes de energia dos organismos humanos.
Os hidratos de carbono também conhecidos como glícidos ou açúcares são os fornecedores de glicose, a principal fonte de energia do organismo.Compostos orgânicos formados por carbono, hidrogênio e oxigênio.
2. O que é metabolismo. Diferencie catabolismo de anabolismo
Considera-se metabolismo, as reações químicas que ocorrem dentro do organismo e tem a função de mudar ou produzir moléculas. Ele pode estar presente de duas formas: no estado anabólico ou catabólico. No estado de anabolismo ocorre a formação dos compostos e no estado de catabolismo ocorre a quebra dos compostos.
3. Descreva o que acontece de modo geral no metabolismo da glicose. As fases de oxidação.
A energia liberada é utilizada na execução de atividades metabólicas: síntese de diversas substâncias, eliminação de resíduos tóxicos produzidos pelas células, geração de atividade elétrica nas células nervosas, circulação do sangue etc. As fases são todas as reações que acontecem desde a glicose ate o piruvato.
4. Diferencie glicólise aeróbica de glicólise anaeróbica.
GLICÓLISE AERÓBICA requer oxigênio para reoxidar o NADH formado durante a oxidação do gliceraldeído 3-fosfato, propiciando a descarboxilação oxidativa do piruvato em Acetil CoA para o Ciclo de Krebs. GLICÓLISE ANAERÓBICA: conversão de glicose em lactato com produção de ATP em células sem mitocôndrias ou com ausência de oxigênio
5. Quantas moléculas de ATP são consumidas durante os primeiros passos da glicólise (até a formação do piruvato)? E quantas moléculas são produzidas? Qual o saldo energético?
6. Quais as atividades das enzimas: hexoquinase, fosfoglicoisomerase, triose fosfato isomerase
HEXOQUINASE : Na maioria dos tecidos a glicose 6-P é um potente inibidor alostérico da exoquinase, desta forma o tecido ajusta a captação da glicose à sua utilização. FOSFOGLICOISOMERASE: Uma segunda reação da glicólise é uma a