administraçoa
Ad ( direção, tendência para ), Minister ( subordinação ou obediência ), aquele que presta um serviço ao outro. Servir/acontecer
Administrar é: gerir ( negócios públicos ou particulares ), reger com autoridade suprema, governar, exercer função de administrador.
Administração: ciência que estuda as organizações com a finalidade de compreender e de explicar seus funcionamentos, aplicando teorias, métodos e modelos fundamentados.
Administração é o processo de tomar decisões sobre o uso de recursos para realizar objetivos.
Eficácia: Grau de atingimento de resultados. Quanto mais eficaz for uma tarefa, melhores os resultados. A máxima eficácia é atingida com o alcance total dos objetivos. Faz aquilo que dever ser feito, cumpre com suas metas, realiza o que foi proposto, atingir o objetivo. Tempo, rapidez. Medir se o grau foi alcançado.
Eficiência: Administração de recursos, a eficiência de uma organização depende de como seus recursos são utilizados. (Realizar atividades ou tarefas da maneira certa, sem erros e atrasos, realizar tarefas de maneira inteligente, com o mínimo de esforço e com o melhor aproveitamento possível de recursos). Recursos.
Efetividade: relação equilibrada e otimizada entre os resultados alcançados e os objetivos propostos ao longo do tempo pelas organizações. Balança, um depende do outro.
Estratégico: É o nível responsável pelo estabelecimento de objetivos, políticas e estratégias organizacionais. Exige pouca habilidade técnica, mas muita habilidade conceitual. Presidente, vice-presidente, conselho e diretoria formam o nível estratégico.
Tático: É o nível responsável pela implementação das tarefas administrativas, coordenação e solução de conflitos da organização. Responsáveis em traduzir os objetivos gerais e planos desenvolvidos pelos administradores estratégicos em objetivos e atividades mais específicos. Composto por gerentes e supervisores
Operacional: É o nível