Glicólise
A energia é necessária e é nos alimentos que ela se encontra. Cabe-nos a nós, seres heterotróficos obtê-la. A glicólise funciona assim como o primeiro e principal processo de degradação de glicose, uma molécula potencialmente energética.
2. VIA GLICOLÍTICA OU GLICÓLISE
Glycolysis tem sua origem do grego em que gluk = Doce + Lysis = dissolução. Atualmente podemos definir a Glicólise como a sequência de reações que converte a glicose em piruvato, havendo a produção de Energia sob a forma de ATP. A glicólise ocorre no citoplasma das células. Conforme figura 1.
[pic]
FIGURA 1.
3. IMPORTÂNCIA DA GLICÓLISE
Principais Razões:
- Principal meio de degradação da glicolise;
- Obtenção de energia em condições anaeróbias;
- Permite a degradação da frutose e da galactose;
Outras Razões:
- Os tecidos têm necessidade de transformar a energia contida na glicose em ATP;
- A glicólise é fundamental para a produção de Acetil-CoA;
- A glicólise foi um dos primeiros sintomas enzimáticos a ser esclarecido, contribuindo o seu estudo para a melhor compreensão dos processos enzimáticos e de metabolismo intermediário.
4. ETAPAS DA GLICÓLISE
A glicólise acontece por meio de uma sequência enzimática com 11 reações, separadas em duas fases:
A primeira fase vai até a formação de duas moléculas de gliceraldeído-3-fosfato caracteriza-se como uma fase de gasto energético de 2 ATPs nas duas fosforilações que ocorrem nesta fase, ficando claro na figura 2. A glucose é uma molécula quimicamente inerte, assim para se iniciar a sua degradação é necessário que seja ativada. Depois de entrar na célula a glucose é