brasil
MICROECONOMIA
Estruturas de Mercado
ALUNa: Priscila Evelem Batista Guedes
MATRICULA: 14005303
Professor: Mário Jorge
MANAUS
2014
ALUNA: PRISCILA EVELEM BATISTA GUEDES
ESTRUTURA DE MERCADO
MANAUS
2014
Estrutura de Mercado
Definição: É o ponto de encontro entre os produtores e os vendedores de um dado produto, isto é, entre a oferta e a procura desse bem. No entanto, o termo é também utilizado para analisar a formação dos preços dos vários produtos objeto de troca. O comportamento destes ofertantes e demandantes não é uniforme e em decorrência da própria dinâmica da economia capitalista, o poder dos diferentes agentes econômicos é também diferenciado.
No mercado, há vários modelos relacionados ao comportamento das empresas no desenvolvimento de preços e produtos. Todavia a diferença está no objetivo da empresa em maximizar lucros, participação no mercado, entre outros. A partir da demanda e da oferta de mercado são determinados o preço e quantidade de equilíbrio de um dado bem ou serviço. O preço e a quantidade, entretanto, dependerão da particular forma ou estrutura desse mercado, ou seja, se ele é competitivo, com muitas empresas produzindo um dado produto, ou concentrado em poucas ou uma única empresa, essa estrutura depende de três características são elas: um número de empresas que compõem este mercado; os tipos de produtos; e se existem ou não alguma barreira ao envolvimento de novas empresas. Com base nas informações dadas iremos dá alguns tipos de concorrência e defini-las, elas são: concorrência perfeita, concorrência monopolista (imperfeita), Oligopólio e por ultimo e não menos importante Monopólio Bilateral.
Concorrência Perfeita É uma estrutura de mercado que visa descrever o funcionamento ideal de uma economia, servindo de parâmetro para o estudo das outras estruturas de mercado. Podemos dizer que é uma construção