glicolise respiracao e via pentoses fosfato
A. GLICÓLISE E FERMENTAÇÕES
1. CONCEITO E OBJETIVOS
A glicólise é o processo metabólico através do qual o carboidrato (normalmente a glicose) sofre degradação parcial, mediante uma seqüência de reações catalisadas enzimaticamente, com o objetivo de produção de ATP, mesmo em condições de anaerobiose (ausência de oxigênio molecular).
Ocorre predominantemente no citoplasma celular, embora o núcleo possa exibir um pouco desta atividade glicolítica.
2. SEQÜENCIA DE REAÇÕES
Como substratos iniciais têm-se os monossacarídeos (glicose, frutose, manose, galactose), oligossacarídeos (sacarose, maltose, rafinose, etc.) e polissacarídeos
(amido, glicogênio). Os produtos finais dependerão do organismo em questão: assim no tecido muscular, como nas bactérias láticas, ocorre a formação do ácido lático (ou lactato, em virtude de pH intracelular estar próximo da neutralidade, muito acima do pK da carboxila deste ácido), enquanto na levedura Saccharomyces sp. observa-se a formação de etanol e gás carbônico. Tais diferenças resultam das diferentes enzimas que atuam na fase final do processo: enquanto no músculo se encontra a desidrogenase lática, na levedura se observa a presença da enzima desidrogenase alcoólica.
Quando a degradação do carboidrato em anaerobiose é efetuada por um microrganismo, denominamos o processo de fermentação: fermentação lática ou alcoólica, dependendo do produto final gerado. O termo glicólise, embora genérico, é usado para denominar a degradação do carboidrato até ácido lático efetuada pelos demais organismos, como no caso dos tecidos musculares.
SUBSTRATOS E PRODUTOS
Substratos iniciais
produtos finais
• Polissacarídios
•
•
amido glicogênio maltose
ADP ATP sacarose Oligossacarídios lactose rafinose,etc glicólise glicose Monossacarídios frutose galactose manose
1. Ácido lático
(tecidos musculares
Lactobacillus sp)
2. Etanol + CO2
(Saccharomyces sp)
Quando a