Microbiologia
Metabolismo Energético Microbiano- www.icb.ufmg.br/mic Metabolismo é o conjunto de reações bioquímicas que acontecem dentro de uma célula viva. Essas reações reguladas por enzimas podem ser catabólicas ou anabólicas, quando fornecem e consomem energia, respectivamente. O catabolismo envolve a quebra de compostos orgânicos complexos em moléculas mais simples. Sendo também chamadas de degrdativas, elas geralmente são reações hidrolíticas, nas quais as ligações químicas dos compostos são quebradas na presença de moléculas de água. O anabolismo envolve reações de biossíntese, ou seja, a construção de compostos orgânicos complexos a parti r de moléculas mais simples, geralmente, esse processo ocorre com liberação de moléculas de água (reações de síntese por desidratação). Essas reações biossintéticas geram os materiais para o crescimento celular. As reações catabólicas e anabólicas acontecem acopla- das. Esse acoplamento é possível devido às moléculas de ATP (adenosina trifosfato) que estocam a energia liberada das reações catabólicas (a energia liberada é usada para combinar um ADP a um grupo fosfato), e são, posteriormente, digeridas pelas reações anabólicas. As células são mantidas vivas devido a este fluxo balanceado de energia e de compostos orgânicos que são constantemente quebrados e sintetizados. O acoplamento das reações pode ser visto na Figura 1. Os nutrientes são, primariamente, absorvidos para a sobrevivência da célula e o excedente é transformado, fornecendo energia e matéria-prima.
Independentemente da forma como um microrganismo vive, ele dever ser capaz de obter energia para armazená-la na forma de ATP. A fonte dessa energia pode ser de compostos químicos orgânicos, inorgânicos ou a parti r da luz.
Enzimas
Geralmente, o metabolismo começa no ambiente extracelular, com a hidrólise de grandes macromoléculas por enzimas específicas que agem como catalisadores, reduzindo a energia de ativação da