Glicidios
O estudo tem objetivo identificar as propriedades estruturais tanto físicas como químicas de cada glicídio que apresentam estruturas muito parecidas entre si o que torna quase impossível identificá-los isoladamente , alem de comprovar suas reações, de forma que se possa diferencia- las através dos testes de Antrona , Seliwanoff, Bial, Benedict e Iodo que tem como reagentes ácidos.
Discussão
A partir dos testes obtivemos os seguintes resultados, no teste: Antrona utilizando o reagente ácido sulfúrico (1Ml). O teste possui o objetivo de distinguir quais das amostras são polissacarídeos, aminoácidos ou açucares, de forma a observar suas diferentes reações. Foram feitas nove amostras contendo 0,2Ml respectivamente, Branco (água), Glicose 0,1M, Sacarose 0,1M, Ácido Glutâmico 0,1M, Amido 0,7%, CMC 0,5%, Frutose 0,1M, Celulose (papel), Arabinose.
A amostra Branca sendo a solução controle não reagiu, mantendo a coloração amarelada original do ácido sulfúrico, no Ácido Glutâmico obtivemos os mesmo resultados do que na amostra controle, na Sacarose, Frutose, Glicose e Arabinose as reações foram positivas e obtiveram coloração verde mais rapidamente, enquanto que no Amido, Celulose e CMC, que também obtiveram resultado positivo, as reações foram mais lentas em obter a coloração verde.Todas as reações liberaram energia em forma de calor, sendo elas exotérmicas.
Seliwanoff utilizando o reagente resorcinol em HCl (1Ml) esquentando as amostras em banho maria a 100°C. O teste possui o objetivo de distinguir quais das amostras são aldoses (reação mais lenta) ou citoses (reação mais rápida). Foram feitas cinco amostras contendo 0,2Ml respectivamente, Branco (água), Sacarose 0,1M, Glicose 0,1M, Maltose 0,1M e Frutose 0,1M.
A amostra Branca sendo a solução controle não reagiu, mantendo a coloração amarelada original do HCl, na Sacarose e na Frutose as reações foram positivas e obtiveram coloração vermelha mais rapidamente que as da Glicose e Maltose, que