dicionario social
Interpelar: Fazer alguma pergunta a alguém; pedir explicações de um modo inquisitivo; questionar: interpelou-a acerca de seu comportamento agressivo.
Exigir esclarecimentos por meio de uma intimação: a Comissão de Direitos Humanos interpelou o acusado.
Clientelismo: Maneira de agir que consiste em uma troca de favores, benefícios ou serviços políticos ou relacionados a vida politica.
Aparato: Arranjo ou organização para quaisquer tipos de festejos ou cerimônias que denotam pompa e/ou magnificência.
Grande manifestação de luxo; fausto, pompa.
Reunião dos mecanismos, instrumentos e/ou itens cuja função é fundamental à realização de: aparato musical.
Os mecanismos, instrumentos ou itens utilizados para esse propósito; artefato.
Estatal: Que se refere ou pertence ao Estado, à nação, ao governo: empresa estatal.
Forma Reduzida de Empresa Estatal.
Inerente: Significa o que está ligado de forma inseparável ao ser. É aquilo que está intimamente unido e que diz respeito ao próprio ser.
Contingência: é uma eventualidade, um acaso, um acontecimento que tem como fundamento a incerteza de que pode ou não acontecer.
Transcendental: Pertence à razão pura, a priori, anteriormente a qualquer experiência, e que constitui uma condição prévia dessa experiência: segundo Kant, o espaço e o tempo são dois conceitos transcendentais. (Esta palavra não deve ser confundida com transcendente, pela qual é por vezes erradamente empregada.)
Redenção: origina-se do ato de soltura de um escravo, que ocorria no primeiro século, mediante o pagamento de um preço. A palavra foi emprestada pelos cristãos da igreja primitiva para designar a libertação da escravidão do pecado por meio da obra redentora de Jesus Cristo.
Irredentismo: movimento italiano de reivindicação dos territórios que tinham permanecido com a Áustria (1870), política de libertação de poder estranho.
Hiato: Encontro de duas