mix de marketing
Instituto de Ciências Agrárias - ica
Ana Paula R. Souza
Dáffine Oliveira Santos
Lucélia Caroline
Plano de Marketing Para a Castanha de Pequi
Junho/2010
Montes Claros - MG
Ana Paula R. Souza
Dáffine Oliveira Santos
Lucélia Caroline
Plano de Marketing Para a Castanha de Pequi
Trabalho de Conclusão da disciplina de Mercadologia do Agronegócio na modalidade de Formação Complementar dos cursos de Agronomia e Zootecnia.
Título: PLANO DE MARKETING PARA CASTANHA DE PEQUI
1. Introdução:
O pequizeiro(Caryocar brasiliense Camb.) é uma árvore que habita cerrados, cerradões e matas secas ao longo de todo o bioma Cerrado. O pequizeiro é uma árvore de múltiplos valores: ecológico, cultural, gastronômico, medicinal, econômico.
Fruto do tipo drupa, arredondado com casca esverdeada, do tamanho de uma pequena laranja. Está maduro quando sua casca, que permanece sempre da mesma cor verde-amarelada, amolece. Polpa de coloração amarela intensa que envolve uma semente dura, formada por grande quantidade de pequenos espinhos. Seu caroço é dotado de muitos espinhos e uma castanha.
A polpa amarela do pequi, com seu sabor e aroma marcantes, tem seu uso cada dia mais diversificado na culinária. O que a maioria das pessoas não sabe é que a castanha que fica escondida dentro do caroço do fruto também é saborosa e muito nutritiva, podendo ser consumida in natura ou como ingrediente para elaboração de pratos salgados, doces e pães. A castanha do pequi tem coloração branca e um sabor exótico que, para alguns, assemelha-se ao sabor de queijo. Segundo Bozza (2006) a castanha é rica em zinco e iodo, além de conter cálcio, ferro e manganês. "O zinco, associada à vitamina C, combate