Glicemia e colesterol
Colesterol
Caxias do Sul
2011
O que é a Glicemia?
Entende-se por Glicemia a quantidade de açúcar (glicose) no sangue. As medições deste parametro são importantes na detecção e prevenção da hiperglicemia (niveis excessivos de açúcar no sangue) e da hipoglicemia (niveis de açúcar no sangue abaixo do normal).
A Diabetes mellitus é uma doença metabólica, caracterizada pelo excesso de açúcar no sangue. Este excesso pode dever-se ao facto do organismo não produzir ou não ser capaz de utilizar a insulina. A insulina é a hormona responsável pela conversão do açúcar na energia necessária á vida. A insulina reduz a glicemia ao promover a passagem da glicose do sangue para o interior das células. Medições periódicas dos niveis de Glicemia permitem detectar precocemente esta doença, evitando assim todas as complicações a ela associadas. O excesso de açúcar no sangue causa danos e mesmo lesões em órgãos como a visão, os rins, as fibras nervosas, o coração e os vasos sanguíneos.
Os sintomas de hiperglicemia mais comuns são: sede, urinar em excesso, cansaço. Um estado de hipoglicemia dá sintomas como suores, fome, tremores, ansiedade.
Valores Normais:
■Glicemia em jejum: inferior a 110 mg/ml
■Glicemia pós prandial: inferior a 140 mg/dl
Diabetes:
Considera-se diabetes quando em duas medições separadas surgem valores de glicemia em jejum superiores a 126 mg/dl ou glicemias pós prandias superiores a 200 mg/dl
Índice glicêmico e atividade física Prefira os carboidratos simples e diluídos Principal fonte de energia do corpo, os carboidratos devem representar 60% de uma dieta bem balanceada, recomendada para praticantes de atividades físicas. Mas o “gás” que o organismo precisa para se manter ativo não depende apenas da quantidade de carboidrato ingerido, mas também da maneira como o corpo absorve essa substância. E é por isso que saber o índice glicêmico de cada alimento se torna importante.
Logo após a ingestão de alimentos que contenham carboidratos, o