Glaciações
Atualmente estamos em um período denominado de “interglaciar”, ou seja, entre um período de glaciação e outro (provável) com o gelo ocupando cerca de 10% da área total do planeta e concentrado principalmente nas regiões polares. Durante os períodos de glaciação o gelo chegou a cobrir 32% da terra e 30% dos oceanos, desta forma, passou a se acumular também no topo de montanhas e, devido à força da gravidade e ao próprio peso, enormes massas de gelo e neve chamadas de “glaciares” (ou geleiras) foram se deslocando causando profundas alterações no relevo.
As primeiras glaciações ocorreram possivelmente há cerca de 250 milhões de anos quando a Gondwana esteve coberta por uma camada de gelo espessa no final da Era Paleozóica. E a última glaciação, chamada de “Wisconsin” (ou Würm, na Europa), terminou a cerca de 18 mil anos de anos tendo durado cerca de 52 mil de anos.
As idades do gelo, como também são chamados os períodos de glaciação, ocorrem em ciclos de aproximadamente 300 mil anos e são causadas também por fatores como a órbita ou inclinação da terra em relação ao sol. A idade do gelo mais importante, provavelmente foi uma das que ocorreram no período Quaternário por terem sido as mais drásticas e as mais recentes.
A última idade do gelo, a “Glaciação Wisconsin”, teria sido a responsável por formar uma passagem de gelo entre o continente americano e o Estreito de Bering na Ásia. Essa passagem teria sido o caminho por onde o Homo sapiens migrou da Ásia para a América do