Ação Geologica do Gelo
A neve e o gelo são química e mineralogicamente equivalentes, porém as ações meteorológica e geológica que produzem trazem resultados que os diferenciam entre si e também da água.
O gelo resultante da acumulação da neve é importante, pois sob a forma de geleiras, ocupa 1/10 da crosta e durante as glaciações quaternárias ocupava superfície maior.
GELEIRAS
São grandes massas de gelo que se acumulam nas regiões altas dos continentes, principalmente nas baixar latitudes, devido ao predomínio das precipitações de neve sobre a perda do degelo ou evaporação.
Tipos de geleiras:
• Geleira do tipo alpino: São acumulações de gelo em vales entre cadeias de montanhas. A massa principal encontra-se em grandes anfiteatros de paredes abruptas, os chamados circos glaciais.
• Geleira continental: É uma massa de gelo que cobre grande área de um continente. Como estão em altas latitudes, não é necessário grandes altitudes para sua formação. São comuns na Antártica e Groelândia.
O gelo acumulado atualmente cobre 15 milhões de km². Tende a fluir, seguindo a inclinação do terreno sob a ação da gravidade. O movimento das geleiras se dá principalmente pelo degelo de minúsculas partículas sob pressão e pela deformação dos cristais, cujos retículos se comportam como um geminado formando com que a parte superior se desloque sobre a inferior e posteriormente esta última também de forma que a massa flua e não escorregue sobre a superfície. Com base no micromovimento dos cristais, a massa atinge as regiões mais baixas, onde sofrerá contínuo degelo ou alcançará o mar formando os icebergs.
Se o gelo não possuísse essa propriedade de se movimentar, a Terra seria um enorme deserto com a maior parte da água acumulada nos polos; caso todo o gelo se derretesse, haveria um levantamento nestas regiões, produzido pelo alívio da pressão, e um consequente aumento do nível do mar.
A movimentação das geleiras varia de 06 a 18 m por dia. A velocidade