Artigo "glaciações"
Estaríamos em véspera de uma nova Era Glacial, já que em media o planeta experimenta 10.000 anos de era quente, e a cada 90.000 anos de era de gelo. Devido à ação humana (através de atividades indústrias e do desmatamento florestal), o planeta tem experimentado no ultimo século um período de aquecimento cada vez mais acelerado, se por um lado esse aquecimento global evitaria uma nova glaciação e seus característicos contratempos, por outro lado, esta provocaria grandes desastres ecológicos, secas e queda na diversidade biológica. Previsões dos efeitos desse aquecimento mostram que o derretimento das calotas polares por ele provocada, pode afetar as correntes marítimas, provocando longos períodos de forte glaciação no hemisfério norte, principalmente na América do Norte e Europa, enquanto o hemisfério sul sofreria forte aquecimento.
Palavra-chave: (glaciações, calota polar, aquecimento global, gelo).
1. INTRODUÇÃO As glaciações são fenômenos climáticos que ocorrem ao longo da história do Planeta Terra. Como o próprio nome sugere é um período de frio intenso quando a temperatura media da terra baixa, provocando o aumento das geleiras nos pólos, e um grande acumulo de gelo nas zonas montanhosas próximas as regiões de neves eternas.
Atualmente as geleiras ocupam 10% da área total do planeta e a maioria esta localizada nas regiões polares como a Antártica e a Groenlândia, mas nem sempre foi assim. Nos períodos glaciais o gelo cobrira cerca de 32% da terra e 30% dos oceanos. As glaciações provocaram grandes mudanças no relevo continental e no nível do mar. Quando a temperatura global diminui ocorre, como conseqüência o aumento das geleiras, ou seja, as baixas temperaturas provocam o congelamento da água nos pólos, aumentando a quantidade de gelo nas calotas polares.
A neve e o gelo foram se acumulando nas zonas montanhosas próximas aos picos, ano após ano, até que seus próprios pesos, juntamente com a força da gravidade