Armazenagem
Gerenciar eficazmente o espaço tridimensional de um local adequado e seguro, colocado a disposição para a guarda de mercadorias que serão movimentadas rápida e facilmente, com técnicas compatíveis as respectivas características, preservando a sua integridade física e entregando-a a quem de direito no momento aprazado.
A armazenagem abrange as atividades de planejamento, coordenação, controle e desenvolvimento do processo de mantimento/abrigo de materiais, estocando estes em condições adequadas para uso e realizando sua distribuição dentro do prazo solicitado.
O uso do armazém objetiva:
A maximização do uso dos espaços, aumentando a área estática através do uso de palhetes, permitindo o armazenamento de um número maior de produtos;
Acesso rápido aos itens armazenados, através do uso de endereço, evitando o gasto de tempo durante a sua busca;
Proteção e conservação dos materiais, de acordo com as suas propriedades e especificações.
O uso de armazéns possibilita a redução de custos com transportes, através da consolidação de cargas; aproxima a empresa de seus clientes e fornecedores; agiliza a entrega dos produtos; e compensa as defasagens ocorridas na produção. Entretanto, o capital se torna imobilizado, uma vez que a mercadoria passa muito tempo parada, além de aumentar o risco de envelhecimento do produto, necessitando assim de um maior controle e gerenciamento da armazenagem. Os custos com a movimentação também aumentam, devido a alta rotatividade dos produtos, visando atender a demanda.