Parque yosemite
Uma história de 500 milhões de anos O Parque Nacional de Yosemite, no estado norte-americano da Califórnia, foi criado em 1890 para preservar algumas das mais lindas paisagens do mundo e a vida animal e vegetal de uma extensa área na Serra Nevada.
[pic]
Localização do Parque Nacional de Yosemite nos EUA
O cenário principal é o Vale de Yosemite, por onde flui o Rio Merced, com seus paredões rochosos inclinados e suas cachoeiras que despencam das alturas. [pic]
Rio Merced
Os eventos geológicos que formaram o Vale de Yosemite podem ser contados como uma história de 500 milhões de anos.
Colisão de Placas Tectônicas A Serra Nevada encontra-se nas proximidades da Falha de San Andreas, que marca os limites entre a Placa Norte-Americana e a Placa do Pacífico.
[pic] [pic]
Falha de San Andreas, entre as Placas do Pacífico e Norte-Americana
Atualmente, as placas movem-se paralelamente, em sentidos opostos. No passado geológico, a Placa Norte-Americana movia-se contra a Placa do Pacífico, empurrando-a e, finalmente, cavalgando-a. As dobras que se formaram na sua borda são as atuais cordilheiras montanhosas. Há 500 milhões de anos, a borda da Placa Norte-Americana estava coberta por águas rasas do oceano. Sabemos disso pelo estudo das rochas e dos fósseis das cordilheiras montanhosas. A Serra Nevada, inclusive o Vale do Yosemite, emergiu do fundo do mar!
Durante milhões e milhões de anos, a Placa Norte-Americana moveu-se lentamente contra a Placa do Pacífico começou a mergulhar na direção do manto. Aos poucos, muito devagar, essa borda afundava. Enquanto isso, sedimentos transportados pelo mar se depositavam na bacia que se formava. Como o afundamento e a deposição de sedimentos ocorriam mais ou menos na mesma velocidade, o mar continuava raso.
[pic]
Sedimentos que são depositados no fundo do mar ou lagos
No tempo dos