Diversidade cultural
São as várias formas de organização de uma sociedade e dentro desta as inúmeras idéias que dão rumo a um grupo de pessoas que seguem as mesmas idéias, linguagem, alimentação, maneiras de se apresentar em cada ambiente, crenças religiosas. Até mesmo as diferenças climáticas influenciam na formação de hábitos iguais entre pessoas de várias etnias. Vale a pena pontuarmos nesta definição, um fator de extrema importância quando nos referimos as várias “tribos” existentes em nosso país, o nosso povo tem demonstrações claras de felicidade, de alegria, de bem viver e isso se dá justamente pelos diferentes que se unem.
1. Do seu ponto de vista, como a Diversidade Cultural se manifesta na sociedade? E quais as contribuições da sociedade na construção da Diversidade?
A diversidade cultural é social, e por isso é clara, é notória, em cada região em cada canto desse país. A sociedade permite a migração, as mudanças e essa liberdade de ir e vir ajuda na construção das várias formas de cultura.
A singularidade de um povo em fatos bem pontuais como valores morais, escritos e dinamismo voltado para o progresso é que contribuem para uma sociedade mais evoluída. Isso possibilita ao homem se adequar com mais facilidade ao meio, agindo natural e espontaneamente.
2. Quais os fatores que você considera relevante na determinação do comportamento social e na formação dos sujeitos?
Fatores comportamentais: O ser humano tem como base a liberdade da vontade, a autonomia para organizar os modos de existência e a responsabilidade pela direção de suas ações essas são características que fundamentam a formação do sujeito e determinam o comportamento na sociedade e grupo em que vive.
3. Na sua concepção a escola oferece acesso igualitário a todos, indistintamente? Como?
Na medida em que a escola vai se tornando o mais legítimo espaço na sociedade moderna para realizar a educação das crianças e dos adolescentes, ela