ginástica
Descrição da atividade
Quais as possibilidades reais de implantação de aulas de ginástica geral em escolas e outros locais, como clubes e academias? Como isso se daria? O que deveria ser ensinado?
A ginástica geral é muito abrangente, pois é composta de várias modalidades como Ginásticas; Danças; Esportes; Jogos e Lutas. Entre os inúmeros tipos de ginástica (como as de academia, por exemplo), existem sete modalidades oficialmente reconhecidas pela Federação Internacional de Ginástica e Confederação Brasileira de Ginástica. São elas: Ginástica Geral; Ginástica Olímpica Masculina; Ginástica Olímpica Feminina; Ginástica Rítmica; Trampolim; Ginástica Aeróbica Esportiva; e Esportes Acrobáticos.
Algumas destas já fazem parte do currículo escolar, no entanto a maior parte delas exige recursos físicos, humanos e materiais muito especializados e dificilmente encontrados, o que dificulta a sua implantação. Mas é possível mesmo com poucos recursos implantar a ginástica geral em todos os âmbitos. Essa ideia começa na escola, por meio da educação (e da Educação do Lazer), por meio de práticas corporais criativas, interessantes, desafiadoras, prazerosas, reflexivas, desenvolvidas nas aulas de Educação Física Escolar.
Alguns exemplos são os esportes que tem maior aceitação e familiaridade, por exemplo, o futebol, que é considerado o a “paixão nacional” que já faz parte do currículo escolar de muitas escolas e também está inserido em clubes. Vem sendo implantados outros esportes como vôlei, handebol, basquete, peteca com o Projeto Mais Educação. Outras modalidades que deveriam ser implantadas são as danças e atividades aeróbicas que não requer muitos recursos matérias e poderias ser implantados tanto em escolas como clubes e academias.