ginecologia-obstetricia
O que é Gineco-obstetricia?
Daremos uma definição básica: a gineco-obstetrícia é a área de ginecologia que trabalha com os distúrbios funcionais que acometem o assoalho pélvico.
Porém, mesmo sendo muito importante, esta área é pouco conhecida, por isso explicaremos melhor o assunto. Para tanto vamos iniciar definindo as duas áreas separadamente....
Ginecologia
A ginecologia é a área que se ocupa da prevenção, tratamento e reabilitação de doenças do sistema reprodutor feminino, útero, vagina e ovários. A palavra ginecologia significa “ciência da mulher”, sendo assim, a ginecologia trata integralmente da área feminina.
A ginecologia permite o diagnóstico e o tratamento de doenças como o cancro, o prolapso, a amenorreia, a dismenorreia, a menorragia e a infertilidade. Para realizar a sua actividade, os ginecologistas utilizam instrumentos como o espéculo, que possibilita realizar exames à vagina e ao colo do útero.
As mulheres devem ir às consultas ginecológicas de forma periódica para gozarem de uma boa saúde e prevenir os distúrbios. Contudo, devido ao carácter íntimo destes estudos que cause um certo desconforto, muitas das vezes, acabam por ser postergados.
Exames ginecologicos
O exame ginecológico propriamente dito se compõe de três aspectos: A inspeção da genitália externa ou vulva
O exame especular
O toque bimanual
Exame especular
A vagina é um tubo oco que se estende entre a uretra e o reto e termina em fundo de saco. Ela deve ser inspecionada durante a retirada do espéculo. O útero é um órgão fibromuscular que se constitui de corpo, istmo e colo uterino ou cérvix que faz protusão para dentro da vagina . O colo uterino possui uma fenda que marca a comunicação através do canal cervical para a cavidade uterina. O colo uterino, após completamente visualizado quando da abertura do espéculo, deve ser observado quanto à sua posição, coloração, presença de ulcerações, massas, sangramentos ou secreção. Deverá ser colhido