FISIOTERAPIA NA GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA
Na área de ginecologia e obstetrícia o papel do fisioterapeuta é o de ajudar a mulher a ajustar-se às mudanças físicas do começo ao fim da gravidez e ânsias e dores que acompanham o período do parto de modo que o estresse possa ser minimizado. Ele avaliará e tratará de quaisquer problemas, por exemplo, esqueléticos e musculares, como dor nas costas.
Como preparo do parto, ajudará na respiração correta e posicionamento. No período pós-parto ele dará conselhos sobre a atividade física, ensinará exercícios pós-parto e,quando necessário, dará tratamento especializado.
Objetivos
Objetivo geral: Aplicação dos princípios, métodos e técnicas fisioterápicas aplicadas à ginecologia e obstetrícia, a nível de assistência primaria, secundaria e terciária, dentro do contexto de saúde hoje.
Objetivos específicos: Conhecer as principais afecções ginecológicas e obstétricas;
Conhecer os tipos de mastectomias e suas complicações;
Aperfeiçoar o processo de elaboração da conduta fisioterapêutica nas diversas afecções da mulher, na área ginecológica obstetrícia e o estabelecimento de medidas preventivas;
Desenvolver atitude de trabalho em equipe entre si e multidisciplinar.
A Aids: Atua junto a pacientes hospitalizados devido as intercorrências ou complicações que podem acompanhar o paciente portador do vírus da AIDS. Metas dos exercícios: Força muscular, resistência à fadiga, relaxamento, prevenir e tratar problemas respiratórios, tratar complicações neurológicas, tratar complicações reumatológicas, recuperação da auto-estima.
A dismenorréia (cólica menstrual): Atua no tratamento da dismenorréia promovendo alívio da dor através de agentes físicos, como a eletroterapia, a crioterapia, termoterapia e a massoterapia. Estes agentes promovem um grande alívio nos sintomas.
O aprimoramento da vida sexual: Atua exercitando os músculos para melhorar a performance sexual, as mulheres que exercitam estes músculos têm orgasmos com mais facilidade e se sentem com