A Fisioterapia em Ginecologia e Obstetrícia
O objetivo da fisioterapia obstetra é o de ajudar a mulher a ajustar-se às mudanças físicas do começo ao fim da gravidez. Através de procedimentos específicos, será avaliado e tratado, alguns problemas decorrentes deste período.
A gestação é um momento importante na vida da mulher, e nessa fase pode ser beneficiada com o atendimento pré e pós-parto, no sentido de tratar alguma alteração comum durante a gravidez ou prevenir qualquer disfunção inerente à sua condição. Após o parto, objetiva-se auxiliar a mãe através de normas higiênicas, deambulação, exercícios fisioterapêuticos, cuidados com as mamas, incentivo ao aleitamento materno, orientações posturais, funções intestinais e miccionais, vida sexual, retorno às atividades físicas e de vida diária.
Utiliza-se técnicas de relaxamento efetivo, respiração e posicionamento, que ajudam a preparar a mulher para o parto. No período pós-parto oferece orientação sobre atividade física e quando necessário tratamento especializado.
Outro grande problema de saúde tratado em ginecologia e obstetrícia é a incontinência urinária. O foco do tratamento fisioterapêutico é o reforço dos músculos que compõem o assoalho pélvico através de exercícios e eletroestimulação, e a reeducação miccional, O atendimento aos pacientes que passaram por cirurgias de próstata também é realizado. Nas cirurgias de próstata podem ocorrer, como consequência, incontinência urinária, que pode ser tratada pela Fisioterapia através de técnicas onde o paciente trabalha a musculatura do assoalho pélvico e através de recursos eletroterápicos, que visam reforçar os músculos do assoalho pélvico e capacitar esse paciente a reter a urina.
Nos casos de tumor de mama, a cirurgia é algo comum. O cirurgião retira a mama ou