trabalho seminario
SEMINÁRIO INTEGRADOR
FISIOTERAPIA NA GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA
ACADÊMICAS: PÂMELA EUZEBIO COLONETTI JACKELINE DA SILVA MACHADO JAMILE VICENTE ALANO MALU DA SILVA MATOS
FISIOTERAPIA GINECOLÓGICA E OBSTETRÍCIA
O papel do fisioterapeuta obstetra é o de ajudar a mulher a ajustar-se as mudanças físicas do começo ao fim da gravidez e do puerpério de modo que o estresse possa ser minimizado. Ele aliviara e tratará de quaisquer problemas esqueléticos e musculares, como dor nas costas. Ele é um professor experiente de relaxamento efetivo, respiração atenta e posicionamento, e ainda ajuda a preparar a mulher para o parto. No período pós parto ele dará conselhos sobre a atividade física, ensinará exercícios pós parto e quando necessário, dará tratamentos específicos.
A gineco-obstetrícia é a área de ginecologia que trabalha com os distúrbios funcionais que acometem o assoalho pélvico, mesmo sendo muito importante, esta área é pouco conhecida, por isso iniciaremos definindo as duas áreas separadamente.
A ginecologia é a área de atuação que trata de doenças do sistema reprodutor feminino, útero , vagina e ovários. A palavra ginecologia significa “ Ciência da mulher” , sendo assim , a ginecologia trata integralmente da área feminina. Já a obstetrícia estuda a reprodução na mulher. Investiga a gestação, o parto e a fase do pós parto nos seus aspectos fisiológicos e patológicos . a obstetrícia também analisa o desenvolvimento do feto, assim como prioriza a assistência dada as mulheres no período da gravidez e pós parto.
A fisioterapia é muito importante pois atua em algumas patologias relacionadas a gine-obstetrícia como: incontinência urinária, vaginismo, endometriose, tensão pré menstrual , dismenorréia, dor pélvica crônica, entre outros. Algumas técnicas