Trabalho Seminário
SEMINÁRIO DE PESQUISA
Caxias do Sul, Outubro de 2014SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO
Trabalho de Avaliação da Disciplina de Seminário de Pesquisa, do Curso de Engenharia de Produção, da Universidade de Caxias do Sul. Disciplina ministrada pelo Prof. Odair Camati.
Caxias do Sul 2014
SUMÁRIO
TEMA DA PESQUISA
GERAL
Influência de jogos violentos na infância, em ações criminais no Brasil.
ESPECÍFICO
Influência de jogos violentos na infância de 7 a 12 anos atitudes criminais até os 18 anos de idade no Brasil.
PROBLEMA
Em que medida a violência proporcionada por jogos considerados violentos pelo DEJUS (Departamento da Justiça, Classificação, Títulos e Qualificações), na infância de 7 a 12 anos, influenciam em suas atitudes criminais até os 18 anos de idade?
HIPÓTESES
1º Jogos violentos marcados pelo DEJUS possuem uma faixa etária, que serve justamente para orientar a idade necessária para ser jogado o jogo, sendo assim jogos com uma classificação maior.
Exemplo à franquia GTA, que é só para +18 não deveria ser jogada para crianças de 12 anos, assim a culpa é dos pais e dos que vendem o jogo.
2º Os jogos considerados violentos podem influenciar as crianças psicologicamente nessa faixa etária (7 a 12 anos), porém a partir dessa idade a maioria das crianças já consegue ter um melhor controle psicológico sobre suas ações entrando na puberdade, sendo assim não podendo culpar exclusivamente os jogos por ações criminais futuras.
2º Para Roseli Goffman, psicóloga e conselheira do Conselho Federal de Psicologia, o videogame não é responsável por gerar atitudes agressivas nas pessoas. “A sociedade em que vivemos já é violenta e existe uma banalização disso. Se você tirar o elemento game, a população vai continuar desse jeito. Existem várias pesquisas sendo feitas, mas nenhuma associa diretamente o hábito ou uma circunstância de jogar jogos com a violência” diz ela.
OBJETIVOS
GERAL
O objetivo dessa pesquisa é comprovar que os jogos