Roberto Marinho
Seminário sobre o Empreendedorismo e a OrganizaçãoRoberto MarinhoNasceu no Rio de Janeiro (1904).
Filho de Jornalista Irineu Marinho Coelho de Barros, teve 5 irmãos.
Católico, seus primeiros estudos foram em escola pública do Rio, mas concluindo em secundário em escolas profissionais.
Praticante de esportes como corrida, automobilismo e hipismo. Obteve o recorde brasileiro de salto em altura com o cavalo Joá entre 1945 e 1956 e depois começou a prática de Caça Submarina.
Sua primeira esposa foi Stella Goulart Marinho, com quem se casou em 1946, e com Stella, teve os seus três filhos, que hoje administram o seu Império de Comunicação.
1970 – Perdeu o filho Paulo Roberto e sua esposa Stella.
1979 – Casou-se pela segunda vez com Ruth de Albuquerque Marinho e na década de 90 separou-se dela.
1991 – Casou-se com Lily de Carvalho Marinho.
1992 – Lançou seu primeiro e único livro “Uma trajetoria Liberal”.
2003 – Morreu de edema pulmonary no Rio de Janeiro.
Roberto iniciou a sua carreira como jornalista no Vespertino Carioca. Menos de um mês depois da abertura do jornal, seu pai morreu, ele porém continuou trabalhando como jornalista e o jornal ficou sobre o comando de Euclides de Matos, amigo de seu pai. Aos 26 anos assumiu o comando do jornal a morte de Euclides, colocando em prática um estilo ousado de administrar. A sua principal estratégia de crescimento, e construção do seu Império de Comunicação, foi o seu intense trabalho pelo governo. Seu jornal apoiou o governo de Getúlio Vargas e a Revolução Constitucional de 1932 e o combate pelo comunismo. Ele Sempre esteve próximo de Getúlio Vargas, defendendo as ações do governo e dessa forma, se benificiou politicamente e economicamente. Inclusive fez parte do orgão que regulava a censura e o jornal da época.
Houve uma grande expansão significativa em sua empresa, quando compraram a rádio