Roberto Marinho
Irineu Marinho em 18 de junho de 1911 lança o jornal A Noite, que logo se tornou o líder de vendas na Capital Federal. Por motivos de doença Irineu vende as ações do jornal, com um acordo verbal, para Geraldo Rocha. Ele juntamente com sua família viaja para a Europa com o objetivo de tratar a sua saúde. Irineu Marinho retorna ao Brasil após receber noticias sobre algumas mudanças preocupantes da editoria de A Noite. “Traído pelo sócio e alguns companheiros, Irineu renuncia à presidência do jornal.” (MEMÓRIA Roberto Marinho: 1925)
De acordo com a Globo (MEMÓRIA Roberto Marinho,1925.) em maio de 1925 Irineu Marinho lançou um concurso popular com o objetivo de escolher o nome de seu novo jornal. O Globo é o escolhido. No dia 29 de julho de 1925 é lançado o jornal, com o objetivo de defender as causas populares. Poucos dias depois do lançamento Irineu Marinho faleceu, no dia 21 de agosto de 1925 aos 49 anos vítima de enfarte. Roberto Marinho, sendo o filho mais velho e o que acompanhou o início de jornal, deveria assumir o posto do pai. Porém, conforme Mattos (2005, p. 268)com apenas 20 anos, não se sentiu suficientemente seguro. A família resolveu contratar os serviços de Eurycles de Mattos, amigo de confiança de Irineu, para assumir o cargo enquanto Roberto Marinho ganhava experiência.
Roberto acompanhou a rotina do jornal durante seis anos, trabalhando como secretário de Eurycles.
Quando Eurycles de Mattos morreu no dia 5 de maio de 1931, ele assumiu, com 20 anos, a direção de O Globo, colocando em prática um