Ginastica
-Capa - Índice - Introdução
-Desenvolvimento - (História) e (Modalidades)
-Conclusão -Bibliografia
Introdução
A ginástica é um conceito que engloba modalidades competitivas e não competitivas e envolve a prática de uma série de movimentos exigentes de força, flexibilidade e coordenação motora para fins únicos de aperfeiçoamento físico e mental.
Desenvolveu-se, efetivamente, a partir dos exercícios físicos realizados pelos soldados da Grécia Antiga, incluindo habilidades para montar e desmontar um cavalo e habilidades semelhantes a executadas em um circo, como fazem os chamados acrobatas. Naquela época, os ginastas praticavam o exercício nus (gymnos – do grego, nu), nos chamados gymnasios, patronados pelo deus Apolo. A prática só voltou a ser retomada - com ênfase desportiva e militar.
Desenvolvimento
História
Milenar, a ginástica fez parte da vida do homem pré-histórico enquanto atividade física, pois detinha um papel importante para sua sobrevivência, expressada, principalmente, na necessidade vital de atacar e defender-se.
Grécia Antiga: Status de educação física (papel fundamental no sistema educativo);
Esparta: Servia unicamente ao propósito militar, treinando as crianças desde os sete anos de idade para o combate;
Atenas: A partir dos 14 anos, os rapazes praticavam a educação física em locais fechados e, sob os conselhos dos sábios;
Roma: Fins estritamente militares para os jovens acima dos quatorze anos, e adquiriu um novo nome, o de ginástica higiênica. Parte do povo manteve o culto ao corpo (por considerar algo satânico) e a educação física como práticas secretas.
Modalidades
A GINÁSTICA E SUAS MODALIDADES NA ATUALIDADE :
A GINÁSTICA ARTÍSTICA
A GINÁSTICA RÍTMICA (GR)
A GINÁSTICA ACROBÁTICA
O TRAMPOLIM ACROBÁTICO (cama elástica - entrou para as olimpíadas em Sidney)