Ginastica para todos
A ginástica do tempo atual veio se desenvolvendo pelos anos apartir dos métodos ginásticos europeus do século XIX.
Foi no século XX, que ficou caracterizadamente marcado como competitiva, como o grande surgimento de academias de ginástica nas décadas de 1980 e 1990, ficou também voltada para a finalidade estética.
No século XXI, o Brasil começou a se destacar nas competições internacionais de ginástica, nas modalidades tradicionais a ginástica olímpica (conhecida atualmente como ginástica artística) e também na rítmica.
Onde até tempos atrás apenas europeus e americanos dominavam os pódios.
A ginástica praticada em academias não tendo a finalidade de competir é voltada para a estética, visando a beleza do corpo e o bem estar e com isso promovendo a saúde. A ginástica competitiva por exigir recursos financeiros foi vista pala sociedade como uma atividade para a elite.
Assim, precisamos urgente esclarecer que a ginástica não é uma pratica para a elites e sim trabalhar a idéia de que pode ser tratada como uma atividade vinculada ao lazer da população.
Como já vimos no texto anterior, a ginástica atual veio se desenvolvendo em meados do século XIX, tendo como destaque os países como: Dinamarca, Áustria, Alemanha, França, Suécia e Inglaterra.
Estudos afirmam que o movimento ginástico europeu foi criado com desejo de atribuir uma utilidade aos exercícios físicos.
A palavra ginástica vem do grego GYM NASTIKE que significa a arte que exercita o corpo para fortifica-lo e da-lhe agilidade.
Com isso podemos afirmar que a ginástica e muito anterior a século XIX.
Para os gregos ginástica significa vários tipos de atividades físicas com: Salto, corrida, lutas entre outros, ou seja, grande parte das modalidades praticadas no dia de hoje teve sua origem da ginástica grega.
Ginástica artística femina e masculina são disputadas no solo tanto com pequenas diferenças.
A modalidade masculina é realizada sem fundo musical.
Ginástica rítmica, modalidade