Hidráulica
1) Por um tubulação de 27” de diâmetro e 1500m de comprimento, passa uma vazão de 0,28m3/s de água. Em uma determinada seção, a tubulação divide-se em dois trechos iguais de 18” de diâmetro, 3000m comprimento, recebendo a mesma vazão e descarregando livremente na atmosfera. No trecho BC, toda a vazão que entra na extremidade de montante é distribuída ao longo da tubulação, com uma vazão por unidade de comprimento uniforme. Adotando para todas as tubulações um fator de atrito f=0,024 determine a diferença de carga entre as seções AB e BC. Despreze as perdas localizadas.
2) Uma localidade é abastecida de água a partir dos reservatórios C e D, do sistema de adutoras mostrado na Figura. As vazões nas adutoras CA e DA são de 8,0 L/s e 12,0 L/s respectivamente.
Determine os diâmetros dos trechos CA e DA, para uma vazão de 20 L/s na extremidade B do ramal AB, de diâmetro igual a 0,2 metros e com carga de pressão disponível em B igual a 30 mca. Todas as tubulações são de ferro fundido novo (C: 130), despreze as cargas cinéticas nas tubulações.
3) No sistema de abastecimento d’água mostrada na Figura, todas as tubulações têm fator de atrito f = 0,021 e, no ponto B, há uma derivação de 5,0 L/s. Desprezando as perdas de carga localizadas e as cargas cinéticas, determine a carga de pressão disponível no ponto A e as vazões nos trechos em paralelo.
4) Uma tubulação de aço, com 10" de diâmetro e 1600m de comprimento, transporta 1.892.500 L/dia de óleo combustível a uma temperatura de 35 ºC. Sabendo que a viscosidade cinemática ao referido fluido àquela temperatura é da ordem de 0,00130 m²/s, responda:
a) Qual o regime de escoamento a que está submetido o fluido em questão?
b) Qual a perda de carga ao longo do referido oleoduto (Fórmula