Universidade corporativa
Concebida para desenvolver competências em seu corpo funcional, a Universidade Corporativa do Sistema Eletrobrás (Unise) surge no momento em que a empresa se prepara para cumprir com excelência seu papel num setor estratégico como o elétrico. Ao longo de 2005, os integrantes do Conselho e do Comitê Executivo, responsáveis pelo projeto, reuniram-se com representantes das controladas Eletrobrás Chesf, Eletrobrás Eletronorte, Eletrobrás Cepel, Eletrobrás Furnas e Eletrobrás CGTEE para trocar experiências. O produto final desse intercâmbio deu origem a um projeto de educação corporativa destinado a fazer com que o crescimento profissional do empregado se traduza em vantagem competitiva para o setor.
Os cursos da Universidade do Sistema Eletrobrás são oferecidos a todos os empregados das empresas do grupo, com base em técnicas educacionais de ensino a distância – como os recursos online e videoconferências – e cursos presenciais. A estruturação dos treinamentos da Unise é feita à luz do Banco de Competências e Talentos – ferramenta capaz de identificar as habilidades e as carências dos quadros da empresa, minimizar estas últimas e aproveitar melhor o potencial de seus colaboradores.
Dessa forma, a Eletrobrás assume o compromisso de formar pessoas capazes de refletir criticamente sobre a realidade organizacional, construí-la e modificá-la permanentemente em nome da competitividade.
Em dezembro de 2005, a Diretoria Executiva da Eletrobrás formalizou a criação de uma Comissão para Estudo de Oportunidade para criação de uma universidade corporativa para todo o Sistema Eletrobrás. Tal decisão teve a intenção de possibilitar um alinhamento entre a formação profissional dos empregados do Sistema e os objetivos estratégicos definidos no Planejamento Estratégico.
Foram definidos os seguintes produtos para serem elaborados no âmbito desta Comissão: * Mapeamento das atividades em curso nas empresas do Sistema Eletrobrás e formatação de um modelo