Sindrome de down
Síndrome de Down, ou trissomia do cromossomo 21, é uma alteração genética causada por um erro na divisão celular durante a divisão embrionária. Os portadores da síndrome, em vez de dois cromossomos no par 21, possuem três.
Em qual momento embrionário ocorre:
Surge na fase da divisão celular.
Fatores que proporcionam a alteração:
O preconceito e o senso de justiça com relação à Síndrome de Down faz com que essas crianças não tenham nenhuma chance de se desenvolverem cognitivamente.
Sintomas:
* Olhos oblíquos semelhantes aos dos orientais, rosto arredondado, mãos menores com dedos mais curtos, prega palmar única e orelhas pequenas;
* Hipotonia: diminuição do tônus muscular responsável pela língua protusa, dificuldades motoras, atraso na articulação da fala e, em 50% dos casos, por cardiopatias;
* Comprometimento intelectual e, consequentemente, aprendizagem mais lenta.
Tratamento:
Não existe um tratamento específico para síndrome de down a fim de reverter a trissomia do cromossomo 21. Crianças com síndrome de Dowm precisam ser estimuladas desde o nascimento, para que sejam capazes de vencer as limitações que essa doença genética lhes impõe. Como têm necessidades específicas de saúde e aprendizagem, exigem assistência profissional multidisciplinar e atenção permanente dos pais. O objetivo deve ser sempre habilitá-las para o convívio e a participação social.
Orientação à família:
A família deve ser orientada e motivada a colaborar e participar do programa educacional, promovendo desta forma uma interação maior com a criança. Também é fundamental que a família incentive a pratica de tudo que a criança assimila. "A qualidade da estimulação no lar e a interação dos pais com a criança se associam ao desenvolvimento e aprendizagem de crianças com deficiência mental”.
Como os profissionais atuam na prevenção:
Como não é possível prevenir a doença, somente diagnostica-la no pré natal, os profissionais da área ajudam