Ginastica Geral
RA1081299
“Ginástica Geral”
Trabalho de prática apresentado ao Centro Universitário Claretiano para a disciplina Ginástica Geral como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrada pelo professora Maria Ceciia L. B. Soares.
RONDONÓPOLIS
2014
ATIVIDADE DO CICLO 3.
Aspectos da relação entre ginástica geral e escola
As ginásticas são técnicas de trabalho corporal que, de modo geral, assumem um caráter individualizado com finalidades diversas. Uma vez problematizada dentro do contexto das aulas de Educação Física escolar, a ginástica tem como um de seus objetivos proporcionar ao aluno o seu autoconhecimento corporal promovendo assim a sua autonomia motora.
As experiências com ginástica nos mostraram que para a execução desse conteúdo nas aulas de Educação Física não necessitamos de materiais específicos, e sim, é exigido um conhecimento gímnico prévio por parte dos profissionais que lidam ou que pretendem lidar com esse conteúdo dentro das aulas de Educação Física escolar,
A forma de trabalho para a atividade ginástica se afasta da forma de trabalho tradicional orientada para as habilidades específicas, e se afasta também dos usos rigidamente definidos de aparelhos de ginástica. Ela se dirige a uma orientação de Padrões Básicos de Movimento através do emprego diversificado e diferente dos equipamentos, não se limitando às regras e normas estabelecidas pelo esporte ginástico com relação à sua utilização.
A ginástica escolar deve oportunizar o conhecimento de movimentos que possam permitir a participação de todos de forma inclusiva e não seletiva. Tratada numa dimensão conceitual permite aos alunos compreenderem a evolução da ginástica, sua história, origem, conceitos e contextos, como também, podem aprender a relacionar os conhecimentos da ginástica, presentes em outras práticas da cultura corporal. Como processo de aquisição de novos movimentos e conhecimentos,