Ginastica geral no brasil
A ginástica geral, também conhecida como Ginástica para Todos – é uma atividade corporal considera uma fusão de outras modalidades de ginástica, pois se compões de diversos materiais para caracteriza-la como bolas, fitas, solo, trave, acrobacias, musica entre outros.
Tem como principal característica, não ser uma modalidade competitiva e sim demonstrativa, fato que abre muitos caminhos para que ela possa ser praticada, conhecida (inclusive na escola), quebrando paradigmas, que muitas vezes a sociedade/mídia impõe no que diz respeito ao “corpo ideal, perfeito” e esporte de alto rendimento (competição), sendo praticada por poucos.
É muito importante cuidarmos da saúde do corpo, mas sem seguir os estereótipos de corpos esguios e sarados. A competição também pode ser saudável, mas na escola temos o privilegio de inserirmos outros tipos de atividades e jogos cooperativos também, onde os alunos poderão respeitar os seus limites e dos colegas, trabalhar em equipe, cooperar, usando a criatividade, através do prazer sem se preocupar em ganhar ou perder, onde o mais importante é participar!
A ginástica geral tem essa finalidade: todos podem e devem praticar, não importa idade, peso, altura, flexibilidade. Ela tem o intuito de promover o lazer, a alegria, interação entre as pessoas, movimentar-se tendo o prazer ao mesmo tempo, proporcionando bem estar físico e mental.
O fato da GG não ter material especifico pra se trabalhar, onde a criatividade é fundamental, proporciona uma diversidade, pois a participação de todos é necessária e contribui para que ela se adapte aos interesses do grupo, promovendo conhecimentos sobre manifestações culturais de outras regiões, onde o grupo respeita suas limitações e as do colega, reconhecendo o outro e assim tendo alegria em estar fazendo uma atividade física.
História da ginástica no Brasil
Na escola, a ginástica uni se ao inicio da primeira escola de educação física brasilieira, criada em 03 de março de 1910 e