Ginastica no brasil
Autores - José Carlos Eustáquio dos Santos & Nadja Glória Marques dos Santos
Esta obra, prefaciada pela Profª Vicélia Florenzano, Presidente da Confederação Brasileira de Ginástica, apresenta, de forma sucinta e objetiva, a história da Ginástica Geral no Brasil, considerando a Ginástica Geral como uma modalidade oficial da Federação Internacional de Ginástica.
No Capítulo I, na "Introdução" a esta obra, são apresentados a definição e os objetivos da Ginástica Geral, havendo ainda um breve relato sobre a Gymnaestrada Mundial e o significado do vocábulo Gymnaestrada, que fundamenta a filosofia do evento em questão.
O Capítulo II, intitulado "Primórdios das atividades físicas e gímnicas no Brasil", discorre sucintamente sobre a evolução e as influências ocorridas nas atividades físicas, mais particularmente na Ginástica, em nosso país, desde o seu descobrimento.
Um "Breve histórico da Confederação Brasileira de Ginástica" é apresentado no Capítulo III.
Já no Capítulo IV, sob o título "A precursora da Ginástica Geral brasileira", os autores apresentam a biografia da Professora Ilona Peuker.
"O Surgimento da Ginástica Geral Brasileira" é o título do Capítulo V, onde são narrados fatos marcantes que fundamentaram o desenvolvimento da Ginástica Geral em nosso país.
Os Capítulos VI e VII, respectivamente sob os títulos "O desenvolvimento da Ginástica Geral brasileira" e "A consolidação da Ginástica Geral brasileira", apresentam os momentos mais importantes da Ginástica Geral no Brasil até a data de publicação desta obra (1999), sendo ressaltados os eventos de maior repercussão da modalidade acontecidos no país e aqueles realizados no exterior que tenham contado com a participação de grupos brasileiros, notadamente as Gymnaestradas.
Finalizando esta obra, os autores apresentam, separados por evento, todos os grupos brasileiros que participaram das Gymnaestradas, desde a sua segunda edição, primeira participação brasileira,