A Partir Do S Culo XIX Ginastica Geral TRABALHO
A partir do século XIX, já no inicio temos a ginástica europeia, representados principalmente pelas escolas de ginastica alemã, sueca e francesa.
O ano de 1800 é considerado uma data muito especial, pois foi este ano que surgiu a atual ginastica, para Langlade (1986), “dai em diante, a ginastica evoluiu incessantemente, não havendo alcançado ainda hoje formas definitivas”.
A denominação ginastica remonta as épocas anteriores ao século XIX. A sua origem etimológica vem do grego gymnastiké – “ Arte ou ato de exercitar o corpo para fortificá-lo e dar-lhe agilidade” (grifo meu)- e gímnós- “nu, despido” (Ferreira 1986) uma ideia entre o exercício físico e a nudez, do livre, do limpo, de desprovido ou destituído de maldade, do imparcial, do neutro, do puro ...
Para os Gregos, ginástica significava exercícios físicos em geral, a qual este compreendia corrida, lançamentos, saltos, lutas, entre outros... (todos os exercícios denominados na atualidade atletismo ou esporte- Langlade e Langlade, 1986). Sendo assim as suas primeiras sistematizações estendido na sociedade europeia. O termo ginástica englobava práticas corporais, como: jogos populares e da nobreza, acrobacias, saltos, corridas, exercícios militares de preparação para a guerra, esgrima, equitação, danças e canto (Soares, 1998)
O movimento Ginástico Europeu pode ser estendido de acordo com Soares como o conjunto, sistematizado pela ciência e pela técnica, do que ocorreram em diferentes países ao longo do século XIX, principalmente na Alemanha, Suécia, Inglaterra e França.
A cultura grega, compreendia ginástica relacionada a ideia de saúde, beleza e força. Segundo Soares o movimento Ginástico Europeu acentuava finalidades comuns, como regenerar a raça, desenvolver a saúde, a coragem e a força para servir a pátria nas guerras e nas indústrias.
O circo era uma atividade que exercia grande fascínio na sociedade Europeia do século XIX.
Após aproximadamente quase sem anos sem modificações mais