TECNICAS CONSTRUTIVAS VISITA
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
VISITA TÉCNICA
Salvador
2014
TAMIRIS SANTOS
LAILA PALMEIRA
GUILHERME DUQUE
MARCELA BITENCOURT
NATALIE D’AMBRUOSO
VISITA TÉCNICA
Trabalho apresentado ao(à) professor(a) Mauricio, (o)a qual ministra a disciplina Técnicas Construtivas no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Salvador, como sendo uma das avaliações destinada à aprovação nesta matéria.
Salvador
2014
Introdução
Entende-se como vedação vertical o subsistema do edifício constituído por elementos que compartimentam e definem os ambientes internos, e fornecem proteção lateral e controle contra a ação de agentes indesejáveis. Para a execução das vedações verticais, pode-se utilizar uma variedade de materiais e componentes, bem como podem ser empregadas diversas técnicas construtivas.
Preparação da superfície para receber a alvenaria
A base sobre a qual sera executada a alvenaria deve estar livre, desempredida e pronta para receber a carga.
A base, a qual ira receber o carregamento da alvenaria, devera estar concluída e com resistência suficiente parar suportar a carga da alvenaria ou ter atingido a resistência de projeto.
Devera estar chapiscada toda a estrutura onde houver junção com a alvenaria com, no mínimo, três dias de antecendencia.
EXECUÇÃO
MARCAÇÃO DE ALVENARIA
1- As primeiras fiadas do pavimento térreo devem ser executadas com argamassas aditivada e impermeabilizante.
2- o piso estando em nível, marcar a primeira fiada com blocos. Se o piso estiver irregular, nivelar com argamassa ou pedaços de bloco.
3- os eixos principais devem ter sidos locados no edifício ou transferidos para o pavimento de trabalho, bem como bem definido o nível de referencia. Atrasves do nível de mangueira ou nível a laser.
4-limpas o piso removendo os matérias soltos sobre a laje. Proceder a marcação da