GIL Estagio Roteiro
1 PARTE I: PESQUISA
1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA
1.2 OBJETIVOS
1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2 PARTE II: ROTEIRO DE ESTAGIO
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 1
2 DESCRIÇÃO DO CONTEXTO 2
2.1 HISTÓRICO DA ESCOLA.
2.2 PERFIL DA ESCOLA.
2.3 INSTALAÇÕES FISÍCAS.
3. ROTINA E RESPOSTAS DA(S) ENTREVISTA(S) 3
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 4
5 REFERÊNCIAS 5
ANEXOS 6
1 PARTE I: PESQUISA
1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA
1.2 METODOLOGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS
Para aqueles que nunca tiveram contato com a docência, o estágio tem como objetivo o contado com a real situação vivida pelas escolas, munindo o acadêmico com instrumentos teóricos para compreensão e transformação do ambiente escolar fazendo relações com o aprendido, desenvolvendo avaliação crítica que possibilite a proposição de projetos de intervenção, isto inclui também compreender a vida dos professores, sua realidade, suas ações, seus lados negativos e positivos.
È muito importante que o acadêmico não se deixe influenciar por opiniões desgostosas da vida docente, pois é muito comum que se tenha um susto diante da real condição das escolas, e nem se deslumbre com a realidade de uma escola bem estruturada, o acadêmico tem de procurar construir sua própria opinião, pesando todos os fatores com que se deparar durante o para a sociedade.
1.2 OBJETIVOS
a) Observar três aulas com um professor.
b) Aplicar a entrevista com profissionais da educação das diferentes áreas do conhecimento, para analisar através das respostas obtidas e das leituras bibliográficas, a realidade e a qualidade dos educadores dos dias atuais.
c) Conhecer diferentes perfis profissionais, apropriar- se do conhecimento como exemplo da prática profissional.
d) Entender como é fundamental a aplicação de uma prática docente na sociedade e qual o papel do professor para a educação.
1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DA PESQUISA
Nunca foram tão