Autoconfiança dos Catadores de Materias Recicláveis
FACULDADE UNIRG
PLANO DE ESTAGIO ÊNFASE A
IMPLANTAÇÃO DO ESTÁGIO DE PSICOLOGIA: Estudo sobre a falta de conscientização e autoconfiança dos catadores de materiais recicláveis.
LOCAL DO ESTÁGIO: Aterro Sanitário – Espaço Geográfico de Gurupi
I – DADOS GERAIS DO ALUNO
NOME:
CURSO: Psicologia
PERIODO: 8º
DISCIPLINA: Estágio Ênfase A
CARGA HORÁRIA: 180h
DATA DE INICIO: 01/08/2013
Data de encerramento:
SUPERVISOR RESPONSÁVEL (Professor):
RESPONSÁVEL DIRETO NO LOCAL DE ESTÁGIO (Professor):
II- INTRODUÇÃO
O presente Plano de Ação pretende discorrer sobre o trabalho da psicologia comunitária com catadores de lixo do aterro sanitário da cidade de Gurupi-TO.
As práticas dos psicólogos em comunidades podem ser estudadas em dois diferentes aspectos, são eles: pelo modo de inserção na comunidade e pelos objetivos norteadores, afirma Freitas (1998), citado por Melo e Borges (2008).
Segundo Freitas (1998), citado por Melo e Borges (2008), quanto ao modo de inserção, as práticas podem ser divididas em quatro ideologias de atuação: na primeira ideologia, o trabalho corresponde ao período da década de 1970, no qual a inserção se dava orientada por preocupações afinadas com a militância e a participação política. A segunda ideologia foi caracterizada por ideais filantrópicos, caritativos, fornecendo vários serviços que atendessem às necessidades das populações desprovidas economicamente, entre eles o atendimento psicológico. Já a terceira ideologia se deriva de uma inquietação científica em conhecer esta parcela da população. E a última ideologia tem uma inserção pautada num comprometimento real com a transformação social e a construção de conhecimento relacionado à área.
Em seguida, Freitas (1998), citado por Melo e Borges (2008), fala sobre o segundo aspecto, ou seja, os objetivos norteadores. Ele assinala que este segundo aspecto em dois tipos: aqueles definidos a priori, e aqueles definidos a posteriori. Os primeiros