Reciclagem
O Instituto Ipê de Produção Cultural, ou simplesmente Instituto Ipê Cultural como é conhecido, é o primeiro instituto de produção cultural do Brasil, registrado no INPI, tendo sido inaugurado em 02/07/2007.
A proposta do Instituto Ipê Cultural, inicialmente, foi levar informações relevantes sobre responsabilidade social, ambiental e cultural, através da disseminação das leis de incentivo fiscal. Para tanto, foram realizadas palestras, oficinas e workshops em escolas e faculdades de Uberlândia/MG.
O Instituto Ipê Cultural desenvolve projetos com enfoque sociocultural, como o Feijão de Bamba, Porção de Risadas, 5 Sentidos Especiais, este último direcionado à crianças e adolescentes com deficiência, a Revista UAI - Usina de Arte e Informação, o Zine Ipê Cultural.
O Instituto Ipê Cultural desenvolve, ainda, projetos ambientais, focados em conscientização de consumo, mudanças de hábitos e educação ambiental, como este projeto que se apresenta, o Recicla Cerrado, e o Bosque do Ipê. Focamos também na valorização da cultura local através do projeto Estandarte, de disseminação e valorização da cultura do Congado.
Atualmente, o Instituto Ipê Cultural conta com os títulos de Serviço de Utilidade Pública Municipal (Prefeitura Municipal de Uberlândia/MG), através da Lei 9987 de 16 de setembro de 2008 e, Serviço de Utilidade Pública Estadual (Governo de Minas Gerais) através da Lei 17.965/08. Conta ainda, com o apoio de empresas solidificadas como REC Transportes e Sadia S.A, entre outras empresas privadas.
Site: www.ipecultural.org.br
PROJETO RECICLA CERRADO – Breve apresentação
O Projeto Recicla Cerrado sugere uma mudança nos hábitos cotidianos ao cidadão. Isso se dá em razão da apresentação das várias formas possíveis de reutilização dos resíduos recicláveis produzidos pelo mundo moderno.
Neste sentido, o Projeto Recicla Cerrado retira do meio ambiente resíduos reutilizáveis como garrafas