Reciclagem
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
EAD – ESTÁCIO CAMPUS VIRTUAL
PROJETO INTEGRADOR – PARTE I
Rio de Janeiro, 25 de março de 2010.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO.................................................................................................................... 3
2. VALORES MOTIVACIONAIS..........................................................................................4
3. ANTROPOCENTRISMO X ECOCENTRISMO............................................................ 5
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................................. 6
5. REFERÊNCIAS.................................................................................................................. 7
1. INTRODUÇÃO
O lixo produzido por Campina Grande (PB) é praticamente um esgoto a céu aberto, onde cerca de 450 catadores trabalham na recuperação desses resíduos, inclusive consumindo-os como alimentos, numa luta constante pela sobrevivência.
O material coletado é vendido para sucateiros e intermediários com preços aleatórios, contribuindo ainda mais para a desigualdade social.
Registrada em 18 de novembro de 2001, a Cooperativa dos Trabalhadores de Material Reciclável foi criada para ajudar os catadores na comercialização dos materiais e na visão de seus direitos diante da sociedade e dos poderes públicos.
Os conflitos pessoais, a exclusão social e a insegurança são algumas das principais preocupações dos cooperados.
Com a falta de uma Política Pública Ambiental no município não há comunicação entre a comunidade e as secretarias, dificultando assim um desenvolvimento que possibilite melhores condições de vida.
Com a mudança da Cooperativa para a zona urbana muitos dos cooperados não querem deixar o lixão, pois acreditam que têm ali sua única fonte de sobrevivência.
Neste trabalho vamos abordar temas como Empreendedorismo Social, Responsabilidade Social e Sustentabilidade