Curriculo
Como a incidência de CCU entre as mulheres vem apresentando taxas cada vez mais elevadas, e sendo este um câncer prevenível através de um exame simples, surge a seguinte questão: Quais os motivos da baixa adesão das mulheres da Unidade de Saúde da Piçarreira em realizar a citologia oncótica?
1.3Objetivo geral:
Descrever o perfil sociodemográficos e epidemiológico das mulheres da Unidade de Saúde da Piçarreira.
1.4 Objetivos específicos:
Avaliar o conhecimento das mulheres sobre a citologia oncótica.
Buscar os fatores para o não comparecimento das mulheres ao posto de saúde.
Sensibilizar a importância da realização da citologia oncótica.
1.5JUSTIFICATIVA
O interesse em pesquisar prevenção de colo uterino no posto da Piçarreira durante o período 07 de fevereiro a 30 de março surgiu a partir da escassa demanda e principalmente ao perceber que esta incidência é crescente nas ultimas décadas e que estas mulheres necessitam de uma atenção holística. Havendo assim uma necessidade de um maior conhecimento científico desta patologia a fim de proporcionar uma assistência humanizada a estas mulheres.
A proposta de realizar esta pesquisa surgiu durante o campo de estágio da disciplina Estágio Curricular II, ao perceber a complexidade e magnitude em assistir a mulher. Associado a esta temática, houve também uma motivação em abordar a oncologia, em especial o câncer de colo de útero, pois o mesmo representa segunda causa de morte por neoplasia entre as mulheres. Com isso buscou-se realizar um trabalho em que o problema realmente pudesse ser focado de maneira especifica que pudesse colaborar com a equipe de saúde da família.
Infelizmente esta interligação ainda está muito omissa. E, concomitante a isto não se percebe maiores investimentos das políticas públicas em capacitar a equipe multidisciplinar para o enfrentamento de situações como estas, em que os efeitos desta