Abordagens Da Administra O Final
Administração Aplicada à Eng. De Produção
Aluno: J. M. Jr.
RA: 00000
Prof: R. J. C.
CLÁSSICA:
É a organização de um regime fechado e sem conexão com seu ambiente exterior. A preocupação dos autores clássicos era encontrar a melhor maneira de organizar, valendo para qualquer tipo de organização. Nessa teoria clássica aplica-se o bom senso. O que valia para uma organização valia para as demais.
HUMANISTICA:
A maior preocupação era o comportamento humano e o relacionamento informal e social dos participantes dos grupos sociais que determinam o comportamento individual. O que era válido para uma organização humana era válido para as demais.
ESTRUTURALISTA: O conceito de organização e do homem são uma tentativa de integração entre as abordagens clássicas e humanísticas. Os Estruturalistas desenvolvem análises comparativas das organizações facilitando a localização de características organizacionais.
NEOCLÁSSICA: Marca um retorno dos clássicos atualizados inovando e adaptando a mudança. Utilizando velhos conceitos de uma teoria que é a única que apresenta um caráter universal.
COMPORTAMENTAL:
Ela ampliou o conceito do comportamento social, comparando estilo tradicional de Administração com o moderno estilo na compreensão dos conceitos de comportamento de motivação. Para mudar uma organização e para se adaptar à dinâmica é preciso mudar o comportamento dos seus participantes e suas relações.
SISTÊMICAS: Ela desenvolveu ampla visão de organização seguindo uma preocupação com a construção de modelos abertos. O sistema se divide em subsistemas que tem organizações inter-relacionados e com os subsistemas e com a organização como um todo.
CONTINGÊNCIAL: Onde ocorreu o deslocamento da visualização de dentro para fora da organização. Tudo depende das características ambientais para a organização. Os sistemas culturais afetam as organizações. Essa teoria é um passo além da teoria de sistemas em Administração. Ela procura compreender