Getulio a Lula
RESENHA: BRASIL, DE GETÚLIO A LULA.
DICIPLINA: ESTADO MODERNO E CAPITALISMO
PROFESSOR: BEBETO
ALUNO: DIEGO FERREIRA TAVARES
No texto “Brasil, de Getúlio a Lula” são abordadas as mudanças que ocorreram no Brasil nas esferas política, econômica, social entre outras, durante o mandato do presidente Vargas até o governo do presidente Lula. No início do texto Sader, aborda a crise de 1929, como sendo um marco da falência do modelo primário exportador que há muito tempo era adotado pelo Brasil. Devido a esse fato muitos governantes perderam seu poder, no contexto dessa crise ocorre em solo brasileiro a Revolução de 30.
Em 1930 Getúlio Vargas assume o poder no Brasil, ele provocou uma grande “ruptura progressista”. Vargas proporcionou a população melhorias sociais. Outras importantes rupturas também ocorreram; como a ditadura militar que dentre outras coisas, foi instalada pela força e permitiu uma maior entrada de capitais externos. Já na redemocratização que ocorreu durante os últimos anos de ditadura tratou-se de uma ruptura limitada à esfera política institucional, segundo o autor. O autor cita ainda na primeira parte do texto, o modelo neoliberal que prevaleceu no Brasil após a ditadura até aparecer um modelo diferente deste, proposto pelo governo de Lula da Silva.
Outro enfoque da obra são os movimentos sociais. Sader destaca o surgimento na década de 30 do que seria o movimento popular brasileiro que foi influenciado por estrangeiros e marcado pelo nacionalismo. Tal movimento inicialmente não se aproximou profundamente das questões rurais brasileiras, atentando-se aos aspectos urbanos. Já o partido Comunista que representava a esquerda, seguiu na questão de “classe contra classe”.
O movimento popular no Brasil foi formado principalmente pela aproximação de: empresários, classe média e membros de sindicatos. Já num contexto pós- guerra a esquerda passou a voltar- se para questões agrárias também, combatendo o latifúndio. Foi um