O populismo em Getúlio Vargas no Brasil entre 1930 e 1945
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
THAIS DOS SANTOS LESSA
O populismo em Getúlio Vargas no Brasil entre 1930 e 1945
Salvador, BA
2013
THAIS DOS SANTOS LESSA
O populismo em Getúlio Vargas no Brasil entre 1930 e 1945
Trabalho apresentado à faculdade Montessoriano de Salvador como requisito parcial para avaliação da disciplina História.
Orientador: Prof. Carlos Barros
Salvador, BA
2013
1.0 INTRODUÇÃO 04 2.0 CAPITULO I – O QUE É O POPULISMO E COMO SE APRESENTA NO GOVERNO VARGAS. 04
2.1 RESUMO DOS PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS POLITICOS DA ERA VRGAS COM RELAÇÃO AO POPULISMO QUE CARACTERIZOU O SEU MOMENTO NO PODER. 04
2.2 DISCURSÃO DO POPULISMO ENQUANTO ELEMENTO INTEGRANTE DA PRATICA DE GETULIO VARGAS NO BRASIL 05
CONCLUSÕES 06
1.0 INTRODUÇÃO
2.0 CAPITULO I – O QUE É O POPULISMO E COMO SE APRESENA NO GOVERNO VARGAS.
O populismo nada mais é que uma forma de exercer o poder sobre o povo, dando-se a as pessoas menos favorecidas, uma importância, ou seja, conquista a sua confiança para assim exercer autoridade sobre ela sem que a mesma perceba.
Historicamente o populismo, este diretamente ligado a politica, onde se inicia entre os anos 20 e 30.
Dentre as características do populismo está o fato de que o contato do líder com as massas acontece diretamente. Isto é, o líder não precisa de ninguém que seja seu contato com o povo, mas vai, pessoalmente, de encontro a ele, torna-se “amigo” dos pobres, preocupando-se com sua situação individual. Através dessa proximidade, cria laços que permitirão a ele ser eleito sob os aplausos da grande massa popular que a ele confia, não de um político qualquer, mas de um amigo. Portanto, o populismo tem como foco as classes média e baixa.
Populismo - fenômeno político da história brasileira, em que os políticos que estão à frente do poder, têm no seu discurso, uma prática voltada para os