Resumo Presidentes do Brasil (Getúlio a Lula)
Foi o movimento armado, liderado por MG + RS + PB, que desencadeou o golpe de 30, que depôs Washington Luís, impediu a posse de Júlio Prestes e decretou o fim da República Velha.
A partir da década de 1920, começaram a surgir no cenário nacional fatores políticos e sociais. Em 1929, lideranças de SP romperam a aliança com os mineiros, a conhecida política do café com leite, e indicaram Júlio Prestes, também paulista, como candidato à presidência. Também em 29, houve a crise nos EUA que afetou a economia do país. O estopim da revolução foi o assassinato do João Pessoa.
GOVERNO GETÚLIO VARGAS
Getúlio Dornelles Vargas foi o presidente do Brasil durante 2mandatos (1930-45/1951-54).
Entre 1937 e 1945 instalou a fase de ditadura, o chamado Estado Novo. Vargas assumiu o poder em 1930, após liderar a Revolução de 1930, teve um governo marcado pelo nacionalismo e populismo.
Em 1937, fechou o Congresso Nacional e instalou o Estado Novo, governando de forma controladora e centralizadora.
Criou o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) para censurar e controlar manifestações opostas ao seu governo.
Perseguiu opositores políticos, principalmente os partidários e simpatizantes do socialismo.
Após um golpe militar, Vargas deixou o governo em 1945. Golpe de 1937
Foi o que iniciou o período histórico brasileiro que ficou marcado como o "Estado Novo". Era esperado que em janeiro de 1938 ocorressem as eleições presidenciais, porém a denúncia, pelo governo de Getúlio, a respeito da existência de um suposto plano comunista para tomada do poder, permitindo assim que Vargas ficasse no poder por mais tempo, apenas para evitar tal ameaça. Esse plano ficou conhecido como "Plano Cohem", que depois se descobriu que havia sido forjado pelo capitão Olímpio Mourão Filho, adepto do integralismo. Ainda existe dúvidas a respeito do Plano, mas o fato é de que a comoção popular foi grande e sem resistência, Getúlio Vargas deu o golpe de estado