Formação social e economica e politica do brasil
Centro de Educação a Distância
Pólo Promissão
2º Semestre – Serviço Social
Formação Social, Econômica e Política do Brasil
Promissão/SP
2011
1- O período Colonial: estrutura econômica política e social
Em, 22 de abril de 1500, nesta terra já havia moradores, que eram os índios.
Os portugueses chegaram com sua frota de navios e falavam que descobriram novas terras.
Esta terra se chamava TERRA DE SANTA CRUZ, depois teve outros nomes até se chamar BRASIL.
Iniciou-se o período pré-colonial, com a exploração do pau-brasil, pois descobriram que a madeira de cor avermelhada servia para fabricação de moveis, tecidos e embarcações, a madeira era retirada da mata Atlântica.
Os índios trabalhavam para os portugueses carregando o pau-brasil, em troca ganhavam mimos, como apitos, chocalhos, espelhos e outros objetos utilitários.
Os índios não foram mais dominados pelos europeus, então começaram a trazer os negros de diversos pontos da África, tornando o país de varias culturas. Hoje, o Brasil não tem só um tipo de raça mais, uma mistura de cores e culturas espalhadas por todos os estados.
2- Segundo Reinado: transformações socioeconômicas e crise do Império
Os colonos trouxeram os negros para trabalharem nos engenhos de açúcar , nas minas de ouro, tanto nos engenhos quanto nas minas, os escravos executavam as tarefas mais duras, difíceis e perigosas. Recebiam péssimo tratamento. Comiam alimentos de péssima qualidade, dormiam na senzala e recebiam castigos físicos. Seu transporte para o Brasil era feito em navios negreiros que apresentavam péssimas condições. Muitos morriam durante a viagem, eram vendidos como se fossem mercadorias, não podiam praticar sua religião e nem seguir sua cultura. Muitos escravos lutaram contra esta situação injusta e desumana.
A escravidão só acabou no Brasil em 1888, após a decretação da Lei