Mackenzie 2004
REDAÇÃO Desenvolva uma dissertação, em prosa e a tinta, sobre tema comum aos textos abaixo. Texto I
Todo brasileiro fica obrigado a ter vergonha na cara.
Artigo único da constituição proposta em 1926 pelo historiador Capistrano de Abreu
Texto II Memórias de um sargento de milícias, de Manuel Antônio de Almeida, mostra o quanto podemos ser avacalhados. Mostra como funciona o “jeitinho” numa sociedade em que o esforço vale muito pouco.
Leandro Sarmatz
Texto III
A transição para o regime democrático foi feita de uma maneira gradual. O impeachment do Collor se fez por uma via legal e depois nós tivemos a transição de um presidente para outro, do FHC para o Lula, que foi civilizada e normal, como deveriam ser todas as transições. Então isso dá uma certa marca. Não de concordância de todas as posições, mas de respeito a alguns princípios e também de uma capacidade de barganha, de entendimento, de jogo de cintura.
Adaptado de Boris Fausto
Texto IV
Para Gilberto Freire, “antagonismos em equilíbrio” convertem o brasileiro em uma figura até certo ponto peculiar, posto que, sempre se equilibrando entre visões de mundo bastante diferentes, ele se mostra incapaz de cultivar uma personalidade mais uniforme, rígida e constante. Esta incapacidade, porém, não deve ser avaliada como um defeito ou uma falta. Ao contrário.
Adaptado de Ricardo Benzaquen de Araújo
Comentário de Redação
Propôs-se uma discussão acerca do comportamento do brasileiro, a saber, das características que o distinguem, aos olhos de alguns, como pacífico, cordato, flexível e, aos olhos de outros, como desavergonhado, “avacalhado”, permissivo. Ofereceram-se, como subsídios à produção textual do candidato, quatro textos, dois dos quais tecendo severas críticas à ausência de “vergonha na cara” e ao “jeitinho”, traços que justificariam a pecha de malandro, safo e indolente com que freqüentemente se defiOBJETIVO
Mackenzie (Grupos II e III) - Junho/2004
ne o