Resenha sobre educação escolar e cultura
Nos primeiros ensinamentos a criança vai aprender o que significa igualdade, desigualdade e preconceito e vai adquiri valores e cultura de acordo com sua família e nesse momento será determinada a cultura e ate mesmo condição econômica do novo membro, pois essa função determina qual a posição do ser perante a sociedade. Qualquer criança pode ser educada em qualquer cultura se for colocada desde o início em condição de convivência de aprendizado. Essa linha de raciocínio nos leva a crer que a genética não define as diferenças culturais e sim o ambiente que são criados. Sendo assim, acredita-se que as diferenças culturais são verdadeiramente inatas.
A cultura é dinâmica e esta em constante processo de modificação então pode definir que existem culturas e não cultura, pois as leis, valores e crenças variam de formação social para formação social.
Todo ser humano faz parte de um grupo social, cada um desempenha seu papel de acordo com sua comunidade.
É nesse momento que ele deve ficar ciente que a origem do brasileiro é instruída por meio da miscigenação das raças sendo assim a diversidade já é marca registrada na identidade do brasileiro, pois somos origem das diferenças.
E nós como parte dessa diversidade temos o dever de preparar a criança ensinando os princípios da igualdade definindo que o meu direito começa quando o do outro termina. Saber lutar por seus direitos e deveres de forma justa e igualitária. Devemos fazer com que a criança não faça prévio julgamento sem antes conhecer o próximo enfatizando que o respeito mútuo entre as classes deve existir sempre e principalmente ficar ciente que a diversidade também nos trás coisas positivas pois podemos também aprender com a diferença do próximo.
O principal alicerce da criança é o ambiente