Resumo de criminologia
TEORIA DA ANOMIA
• Conceito de anomia para Durkheim: anomia constitui uma das causas do suicídio. São situações de desregulação que deixam os movimentos sociais sem um freio para discipliná-los. É a anomia, pois, uma ausência ou desintegração das normas sociais. Ausência de normas sociais de referência que acarreta uma ruptura dos padrões sociais de conduta, produzindo uma situação de pouca coesão social.
• O cometimento do crime decorre da pressão da estrutura cultural (conjunto de valores normativos que governam a conduta comum dos membros de uma sociedade ou grupo. Valores.) e das contradições desta com a estrutura social (conjunto organizado de relações sociais no qual os membros da sociedade ou grupo são implicados de varias maneiras. Isto é, a estrutura de oportunidades reais que condicionam, de fato, a possibilidade de os cidadãos se orientarem para adequar seus objetivos culturais, respeitando as normas legais). A anomia advem do colapso na estrutura cultural, especialmente de uma bifurcação entre as normas e os objetivos culturais e as capacidades do grupo de agirem de acordo com essas normas e objetivos.
• Faltará uma regulamentação durante certo tempo. Não se sabe o que é possível e o que não é, o que é justo e o que é injusto, quais as reivindicações e esperanças legítimas, quais as que ultrapassam a medida.
• Quando as regras sociais e os valores que guiam as condutas e legitimam as aspirações dos indivíduos se tornam incertos, perdem seu poder, ou, ainda, tornam-se incoerentes ou contraditórios em virtude das rápidas transformações da sociedade.
CONTROLE SOCIAL FORMAL E INFORMAL
• Quando mecanismos de controle social são utilizados casualmente pelas pessoas – como sorrisos, olhar de reprovação, advertência verbal – considera-se controle informal.
• Quando o controle social é levado a cabo por agentes autorizados, como policiais, médicos, empregadores e militares, é dito controle formal.
• A expressão controle