Administração tributaria
UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE SILVÂNIA
Maria Onofre de Jesus
ADMINISTRAÇAO TRIBUTÁRIA
SILVÂNIA
2011
Maria onofre de Jesus
ADMINISTRAÇAO TRIBUTÁRIA
Trabalho apresentado como requisito parcial da disciplina de Administração Tributária, sob orientação da professora MS Elizabeth, junto ao curso de Administração da Universidade Estadual de Goiás.
SILVÂNIA
2011
INTRODUÇÃO
Acerca do tema (administração tributária) é de suma importância ressaltar que a carga tributária de nosso país é uma das mais altas de todo mundo, tornando-se bastante oneroso para uma empresa se manter em um mercado tão competitivo. A concorrência tem aumentado muito nesses últimos tempos através de novas empresas que vão se fixando no mercado. Faz-se, então, necessário um planejamento em que permita aos gestores alternativas para redução de custos e despesas capazes de influenciar na estabilidade e desemvolvimento da empresa. O planejamento Tributário é obrigatório para todo administrador e segundo Fabretti (2009, pág. 143) é definido como:
A atividade preventiva que estuda a priori os atos e negócio jurídico que os agentes econômicos (empresa, instituição financeira, cooperativa, associação etc.) pretendem realizar. E sua finalidade é obter a maior economia fiscal possível, reduzindo a carga para o valor realmente devido por lei.
Uma das formas para que se alcancar esses objetivos é através do planejamento lícito que deve estar em contexto com as estratégias empresariais. Ele interfere diretamente no orçamento das empresas dando-lhes uma ferramenta para ganhar vantagens pela instabilidade e complexidade do Sistema Tributário Nacional.
O Planejamento Tributário constitui um dos principais fatores que irá determinar o sucesso ou não da empresa por causa da elevada carga tributária no Brasil.
PROBLEMA
A falta de conhecimento de um bom Planejamento Tributário por parte dos